Fique muito atento à saúde do seu pet!

O outono chegou! Nessa estação e no inverno você precisa estar muito mais atento à saúde do seu pet e ter cuidado redobrado com filhotes e idosos, pois o sistema imunológico deles é mais frágil.

Vírus e bactérias podem atacar os pets e provocar doenças respiratórias, com sintomas semelhantes que nos afetam: tosse, febre, espirros, coriza e falta de apetite. Aos primeiros sinais de doenças, procure um veterinário.

Importante que as vacinas estejam sempre em dia: os cães com a da Gripe Canina e os gatos devem receber a Quádrupla felina. Isso vale, inclusive, para aqueles que não saem de casa.

Uma outra doença perigosa é a cinomose, apesar de frequente durante o ano todo, as baixas temperaturas podem propiciar uma maior sobrevivência do vírus no ambiente. Para a prevenção desta doença, é necessário que os cães recebam a vacina V8, V10.

Umidade e frio nos incomodam e não é diferente com os pets. Fique alerta em relação à coluna deles e se perceber que sente alguma dor, leve a um veterinário.

Outro problema que começa a aparecer nessa época são os fungos. Se o seu pet tem pelo longo, um passeio sob uma garoa pode favorecer o desenvolvimento deles no emaranhado de fios.

Com o ar menos úmido também pode ter problemas com ressecamento da pele. Cães com a pele ressecada podem apresentar inflamação da pele, além de outras doenças devido a coceira intensa, por isso é importante hidratar a pele e pelos deles. Para evitar um maior ressecamento, mantenha sempre os banhos com água morna e lembre-se de secá-lo muito bem. Veja mais informações em Cuidados diários para seu pet https://naturalpet.com.br/cuidados-diarios-para-seu-pet-estar-sempre-saudavel-e-confortavel

Mantenha a higiene da região dos olhos sempre em dia. Nessa época a quantidade de lágrimas se reduz devido ao tempo seco e seu pet fica mais vulnerável à poluição, bactérias e vírus.

Com a queda da temperatura, os pets não sentem vontade de beber água e correm o risco de se desidratar, especialmente os idosos. Forneça água fresca e limpa, à vontade, para mantê-los hidratados e ofereça outras opções, como alimentos com maior teor de água.

Infestações de carrapatos também são típicas do outono, devido as pastagens mais secas, por isso, evite leva-lo em campos nesta época.

Proteja seu pet com roupinhas, principalmente os de pelo curto ou que são tosados, porém fique atento se eles estão confortáveis. Mantenha a cama deles aconchegante, seca e limpa, para evitar o acúmulo de poeira e ácaros.

Outra dica é escolher os horários com clima mais ameno para passear, dê preferência, se  possível, entre 10h e 17h. Isso evita que seu pet sofra uma mudança brusca de temperatura, uma vez que dentro de casa costuma ter temperaturas mais agradáveis.

Carinho e cuidado para quem faz parte da família!

Gostou das dicas? Deixei seu comentário abaixo.