O inverno começou oficialmente, fique atento a algumas questões para seu pet continuar saudável.

Os filhotes e idosos são os mais afetados, mas todos pets merecem cuidados, mesmo as raças mais preparadas para enfrentar este clima.

 

CASINHA- Coloque cobertor na cama do seu pet para mantê-lo aquecido durante as sonecas.

Se ele tem algum lugar preferido para ficar deitado, cubra o chão com tapete ou colchonete. Caso durma no quintal, coloque um tapete de borracha para a cama ficar longe do piso frio. Verifique se os locais não têm correntes de ar.

Observe sempre se as mantas não estão úmidas, para evitar o mofo. Sempre que o sol aparecer, coloque tudo sob o sol para garantir a higiene das peças.

Verifique se os locais onde seu pet dorme não tem correntes de ar.

No inverno, há maior proliferação de fungos. Por isso, lembre-se de limpar corretamente os comedouros e bebedouros.

ROUPAS- Colocar roupas é uma forma de proteção. Porém nem todo pet precisa ou gosta de usar roupas e fica irritado quando é forçado, então não insista, pois ele pode se machucar ao tentar tirar sozinho. O fundamental é deixá-lo confortável, então fique atento ao seu comportamento.

Se sua cidade sofre com geadas, os sapatos protegem as patas dos cães de queimaduras causadas pelo frio.

Os pets shops possuem uma variedade de modelos e tecidos, mas o importante é que seja uma roupa confortável e que realmente seja eficaz contra o frio. A escolha do tecido é importante, peças de lã não são indicadas para os alérgicos e podem provocar nós nos pelos do pet com pelagem longa. O algodão, moletom ou soft, causam menos irritação.

Escolha o tamanho ideal e evite roupas com muitos detalhes ou com algo que possa machucar seu pet.

Lave a roupa deles com frequência e a deixe secar no sol.

PASSEIOS – Um clima mais frio é ótimo para atividades físicas. Estimule-o, mesmo em casa, com brincadeiras interativas. Com isso, ele vai espantar o frio e se sentirá bem mais confortável. Afinal, quanto mais tempo ele ficar deitado e sedentário, mais frio sentirá.

Evite passear se estiver uma temperatura muito baixa, ventando ou chovendo/garoando.

Se estiver garoando e mesmo assim precise sair, na volta seque seu pet muito bem.

Atenção com as patas, limpe e seque entre os dedos.

BANHO/TOSA – Escolha a hora mais quente do dia para o banho e use água morna. Assim que retirá-lo do banho seque-o rapidamente e muito bem.

Aumente a frequência de escovação, eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal. Nos cães, previne a formação de nós que leva a lesões de pele.

Se o seu cão faz atividades regulares e não tem problemas de saúde, mantenha a rotina da tosa. No caso de cães idosos ou que ficam no quintal, evite tosas muito baixas.

Isso não significa que você não deve cuidar do pelo, apenas que não é necessário fazer tosas radicais, como no verão.

DOENÇAS – No inverno os pets ficam com a imunidade mais fragilizada, podendo contrair doenças. Para prevenir as doenças é importante que os animais estejam com a vacinação sempre em dia, independentemente do período do ano.

Se você perceber que seu cão está com o focinho quente e seco, pode ser febre. Leve-o ao veterinário para um diagnóstico correto.

COMIDA- Alimentação de qualidade também é fundamental, já que ela, aliada à vacinação em dia, mantém a imunidade dos pets. Consulte o veterinário sobre a melhor dieta para essa época.

Se a comida deles fica na geladeira, retire-a antes para não servir gelada.

Reforçar a hidratação também é importante, a dica é deixar água fresca e limpa sempre disponível.

COMPORTAMENTO- Fique atento a sinais de desconforto no seu pet e se perceber alguma mudança, pode ser indício de algum problema.

Estes sinais podem ser tremores, chorinhos, movimentos ansiosos, ficar letárgico ou se mover lentamente. Fique de olho se o pet procurar locais para se esconder, ou ficar se enfiando debaixo das coisas.

Conheça nossos produtos clicando aqui e acompanhe-nos nas redes sociais: Instagram e Facebook

Carinho e cuidado para quem faz parte da família.