Quando falamos em frutas, imediatamente pensamos só em saúde.
Mas com relação aos pets, não é bem assim. O organismo dos cães é bastante diferente do nosso e há contraindicações.
Nem todas as frutas podem ser oferecidas aos cães, conheça algumas delas abaixo.
Antes de mais nada, saiba que essa lista pode ser polêmica, pois existem variações entre os estudiosos da área. Além disso, é fundamental conhecer o estado de saúde atual do seu pet para saber se tem ou não alguma doença que pode ser piorada ao consumir determinada fruta.
Por isso é importante que o veterinário seja consultado para uma dieta correta.
Assim como nós, os animais podem apresentar alergias a certas frutas, mesmo tendo sido indicado o seu fornecimento.
Evitar os excessos é a melhor dica, pois mesmo as frutas que não constam abaixo, podem representar um problema para o seu cão em particular, dê pequenas quantidades no início e fique atento a sinais de reação negativa.
É importante sempre lavar muito bem a fruta, cortar em pedaços que estejam de acordo com o tamanho do pet, retirar cascas e sementes antes de oferecer ao seu pet.
As frutas que o cachorro NÃO pode comer:
ABACATE: As folhas e cascas têm uma substância tóxica para o cachorro, chamada persina e pode causar vômitos, diarreias e transtornos gastrointestinais. O caroço também pode causar engasgamento e obstrução no estômago ou intestino. Além disso a polpa é muito gordurosa.
ABACAXI: Não é muito indicado pela sua acidez, que pode causar complicações no estômago do seu pet, mas não chega a ser um veneno. Nunca ofereça com a casca, pois poderá atacar o sistema gastrintestinal.
CARAMBOLA: Tem uma toxina natural que pode causar problemas renais no cão, principalmente em pets com alguma tendência a esses problemas. Por via das dúvidas, o melhor é evitá-la! Contém alta concentração de ácido oxálico, que pode causar acúmulo de cálculos nos rins e na bexiga, que não é filtrada pelo do rim do pet que é portador de insuficiência renal. Além disso, também possui a caramboxina, toxina que causa alterações neurológicas e maior comprometimento dos rins.
UVA: É extremamente perigosa para os cachorros. Não se sabe quais substâncias da fruta os afetam, mas alguns estudos apontam que a sobrecarga dos rins pode estar relacionada micotoxinas presentes na fruta.
Há diversos relatos de doenças e até mesmo mortes causadas pela ingestão da fruta.
As passas também apresentam os mesmos riscos e, por isso, não devem ser oferecidas ao seu pet.
MARACUJÁ: Apesar dos inúmeros efeitos que podem ajudar o animal, como calmante e ansiolítico, cães não podem comer maracujá na sua forma in natura. Isso porque só é recomendado dar a polpa da fruta: sem casca, sementes e folhas. Como é muito difícil separar tudo isso e oferecer somente a polpa, a recomendação é que não seja oferecida aos pets.
AÇAI: É rico em teobromina, a mesma substância presente no chocolate e que pode causar intoxicação nos cães. Portanto, não dê açaí para o seu cão.
CAQUI: O caroço não deve ser oferecido ao cãozinho. Para os pets que têm tendência a formar cálculos na bexiga, não é recomendado em hipótese alguma.
Mas sempre consulte um veterinário de confiança para saber a melhor dieta para seu pet.
Carinho e cuidado para quem faz parte da família.