A hora do banho pode não ser a preferida de muitos pets, mas é essencial para manter a saúde do seu bichinho em dia. O cuidado começa já na escolha de produtos ideais para não irritar ou causar inflamações na pele.
Quando é preciso dar banho no seu companheiro de 4 patas? A periodicidade do banho nos animais varia de acordo com sua espécie e raça, mas a média é de banhos semanais em cães e de trimestrais em gatos.
Os cuidados começam ainda antes de ligar a água, pois os ouvidos dos animais são extremamente sensíveis e precisam de uma atenção. A dica é proteger bem com algodão para que não entre água e faça o pet sofrer depois.
Além dessa confira mais algumas dicas para o banho:
– Use produtos especializados para animais, como: shampoo neutro e, caso necessário condicionador próprio para hidratar os pelos mais longos.
– Utilize água morna no inverno e sempre teste na parte interna do braço, para que a pele do pet não sofra com queimaduras e ardências.
– A limpeza das orelhas deve ser feita separadamente. Pode-se usar um algodão ou cotonete umedecido, com cuidado para não introduzir muito.
– Umidade causa problemas, principalmente com fungos e bactérias. Por conta disso, seque bem o seu companheiro para que não pegue um resfriado. O uso de secador é essencial para animais de pelos mais longos. Em dias de calor ou de animais com pelos curtos, a secagem com uma toalha será suficiente.
A última dica é para mimar muito o animal durante o banho. Além de muito carinho, dê um petisco próprio para sua espécie depois desse banho , assim ele vai se lembrar que a hora do banho não é tão ruim.