Essa carinha de pidão que nossos pets fazem quando estamos comendo é muito fofa, mas resista e não compartilhe – principalmente se for chocolate! Se você acha que apenas um pedacinho não fará mal, acredite, está equivocado!

CUIDADO! Cães e gatos não podem comer chocolate, é tóxico para eles.

Começa com os cuidados com o treinamento, é preciso ensiná-lo desde cedo o lugar onde deve comer, isto é, sua própria tigela. E que alimentos da mesa ou que nós comemos não são para ele.

Deve se prestar atenção também onde guarda os alimentos impróprios para os pets, pois a chance de ele conseguir um pedaço de chocolate escondido é muito grande. Alerte as crianças também! Deixe este doce e outras comidas impróprias para os pets em locais de difícil acesso, como armários e prateleiras altas.

Mantenha uma rotina na alimentação, pois se estiver com fome, isso fará com que seu pet vá buscar outras comidas disponíveis pela casa para comer. Se ele vier pedir sua comida, ignore-o e evite que ele apoie as patas nas pernas das pessoas.

Com relação ao chocolate, a questão é que o cacau contém metilxantinas, como a teobromina e a cafeína. E são justamente essas duas substâncias que são altamente tóxicas para os pets. Essas substâncias tóxicas são facilmente metabolizadas pelo nosso organismo, porém, o organismo dos cachorros e gatos não consegue eliminar de forma rápida e, por isso, eles podem acabar intoxicados.

Alguns dos sintomas de intoxicação por chocolate são: vômito, diarreia, taquicardia, febre, arritmias e convulsões. Dependendo do porte do animal, da quantidade de chocolate ingerida e da sua sensibilidade, seu pet pode até mesmo entrar em coma e morrer.

Estes não são os únicos problemas, por ter um alto teor de gordura, o chocolate pode fazer com que o pâncreas do seu cão desenvolva uma inflamação.

Bolos, bolachas e demais doces e sobremesas à base de chocolate também são nocivos e devem ser proibidos.

As quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias. Em consequência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.

Se seu pet comer acidentalmente um chocolate, leve-o imediatamente ao veterinário. Informar o tipo e a quantidade de chocolate ingerida vai ajudar, mas como não existe remédio para curar a intoxicação por teobromina, é preciso cuidar dos sintomas.

Uma opção é o chocolate para pets, que são seguros e livres de substâncias que possam fazer mal a eles. Lembre-se sempre de conferir as informações nutricionais do chocolate para pets e checar a lista de ingredientes. E esse petisco não deve ser consumido com frequência, principalmente se seu pet tiver problemas com obesidade.

Carinho e cuidado para quem faz parte da família!